Foto: Google Maps View (Reprodução)
Depois das obras de asfaltamento das estradas de Vale Vêneto, Santa Flora e de uma avenida em Dona Francisca com verbas do ICMS de empresas, agora existe uma mobilização para que outra via seja asfaltada com recursos do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA). Os vereadores Luiz Roberto Meneghetti (Novo) e Sidi Cardoso (PT) visitaram algumas empresas para propor o projeto de pavimentação da estrada de acesso ao Distrito de Arroio do Só. Ao todo, a estrada tem 7,5 km de extensão, entre a RSC-287 e a sede do distrito.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Cardoso e Meneghetti tiveram reunião com o superintendente do Daer na região, Paulo Rosa, e com os secretários de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider, e Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte, para identificar outras obras que poderiam ser beneficiadas pelo programa. Foi apontada a possibilidade de fazer o asfaltamento da estrada de Arroio do Só. Para viabilizar o projeto, os vereadores convidaram a Camnpal, que já possui experiência em iniciativas do PIAA na Quarta Colônia e que tem uma unidade na estrada, para assumir a liderança técnica, ficando responsável pela condução de todos os trâmites necessários. Com o aceite, Meneghetti e Sidi também se reuniram com a FZ Construções, indicada para a execução da obra, que também aderiu à proposta e logo iniciará os levantamentos iniciais do projeto.
– Quando estudamos o PIAA neste ano, unimos esforços para realizar um trabalho antecipado, identificando áreas e mobilizando empresas parceiras. Assim, estaremos prontos para que Santa Maria seja contemplada quando da abertura do próximo edital – disse Meneghetti.
Já o vereador Sidi Cardoso reforça que “esse é um esforço coletivo, que exige diálogo, união e compromisso real com o interior, porque Santa Maria precisa e merece, que façamos cada vez mais pela sua infraestrutura e pelo bem-estar das pessoas que aqui vivem e trabalham.”
Agora, o foco dos vereadores é buscar novas empresas que possam ser parceiras do projeto, também destinando verbas do ICMS para viabilizar a obra. Em geral, esse programa permite a realização do asfaltamento em etapas. Em Vale Vêneto, foram 2,5 km em um ano, e outros 2,5 km no ano seguinte. Em Santa Flora, a primeira etapa, que está sendo concluída, prevê 1 km de asfalto agora em 2025, com R$ 4,58 milhões de ICMS de oito empresas.